Colesterol e seu transporte.

Clique na imagem para ampliar

O colesterol é uma das moléculas mais famosas da atualidade, praticamente uma Angelina Jolie da bioquímica, diferentemente da atriz, a fama do colesterol está em seus pontos negativos, como por exemplo, as doenças do sistema cardiovascular associados ao colesterol, entretanto pouco se é falado da importância dessa molécula para uma boa funcionalidade do corpo humano. O real problema está na ingestão de colesterol pelos alimentos de origem animal. Isso porque a ingestão de colesterol não é tão necessária para o Homem e para os mamíferos em geral, por eles produzirem colesterol no fígado a partir de precursores.

Clique na imagem para ampliar

Esse colesterol produzido no fígado não se restringe a integrar as membranas dos hepatócitos, ele é distribuído para o resto do corpo na forma de colesterol biliar, ácidos biliares e ésteres de colesterol. O colesterol livre e os ésteres de colesterol são transportados para os outros tecidos na forma de lipoproteínas, que solubilizam esses lipídios para serem transportados pelo sangue.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

O transporte das lipoproteínas pelo sangue é necessário para constituir as membranas das células do restante do corpo, o LDL é a lipoproteína destinada a repor o colesterol das células já o HDL têm como uma de suas funções retirar o LDL aderido as células, o problema está com o aumento do LDL no sangue, o que desregula a recaptação do LDL pelo HDL, o que causa uma reação do sistema imunológico, como podemos ver no vídeo a seguir:


Referências: NELSON, D. L. e COX, M. M. (2000) Lehninger: Principles of Biochemistry, 3a edição. Worth Publishers, Nova Iorque, E.U.A.

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol