Introdução Ômega 3/6

          Queridos leitores,
          Como já era de se esperar, quem vos escreve de novo é o bendito fruto, Laíze. É claro, nenhum marmanjo desse blog iniciaria uma conversa com “queridos”. Essa doçura só podia partir de uma alma feminina.
          A alma feminina, porém, hoje não veio com um papo muito agradável. Pra deixar vocês mais familiarizados com os assuntos sobre os quais vamos escrever, faz-se necessário alguns pequenos e chatíssimos ensejos sobre a teoria.
          E na aula de hoje, vamos conversar sobre lipídios, as moléculas que serão as mais populares em todo o decorrer de nosso blog. Mas, no que exatamente consistem os lipídeos?
          Essa classe de compostos de estrutura bastante variada é popularmente conhecida por gordura. Tudo bem, já que a origem dessa palavra é grega e ela significa... Gordura! Os lipídeos, associação de ácidos graxos e álcoois, são caracterizados por uma alta solubilidade em solventes orgânicos e por uma baixíssima solubilidade em água. Exercem diversas funções biológicas, como componentes de membranas, reservas de energia e isolantes térmicos; os próprios lipídios ou seus derivados podem exercer também a função de vitaminas e hormônios.
          Os lipídios, ou nossas conhecidas gorduras, são divididos em categorias. São elas:
- Ácidos graxos;
- Triacilgliceróis;
- Glicerofosfolipídios;
- Esfingolipídios;
- Esteróides;
          Dentre essas cinco coisas com nome engraçado, os ácidos graxos e os esteróides foram escolhidos para ser o assunto de nossas conversas no blog. Dentro de ácidos graxos, nesse post, minha intenção é esclarecer o que são ômega 3 e 6.
          Ácidos graxos, ou ácidos monocarboxílicos são estruturas que geralmente têm uma cadeia carbônica longa, com número par de átomos de carbono, e sem ramificações, podendo ter cadeias saturadas ou que contêm insaturações. O grupo funcional carboxila constitui a parte polar (hidrofílica), e a cadeia carbônica, a parte apolar (hidrofóbica).
          Ahhhh! Parte chata! Mas, pra quem não entendeu nada, ainda há uma chance! Vamos tentar por desenhos:
clip_image002
          A pontinha invocada (onde temos o grupo funcional COOH) tem afinidade com a água. A parte sem graça (que só tem pausinhos quase formando triângulos) é “rejeitada” pelas moléculas de água.
          Ficou mais fácil, não é?
          Agora, continuando...
          Os ácidos graxos mais comuns são os de 16 a 18 átomos de carbonos. Os átomos de carbonos podem ser indicados por números ou letras. A numeração inicia-se no grupo carboxila (carbono 1 ou C1)e aumenta em direção à extremidade oposta, formada pelo grupo metila. No sistema de denominação por letras, o carbono 2 é o carbono α , o carbono 3 é o carbono β e assim por diante, e o carbono do terminal CH3 é o carbono ω (ômega, a última letra do alfabeto grego), também denominado carbono n.
          Para a identificação da posição das duplas ligações na cadeia carbônica, empregam-se diferentes sistemas de representação. No sistema ω, a contagem dos átomos de carbono inicia-se no grupo CH3, cujo carbono (carbono ω) passa a ser o de número 1, e a dupla ligação mais próxima da extremidade metila (CH3) recebe um número igual ao número do átomo de carbono mais próximo do carbono ω que forma a dupla ligação. Assim, os ácido graxos do tipo ω-3 têm uma dupla ligação entre os carbonos 3 e 4, e aqueles do tipo ω-6 têm uma dupla ligação entre os carbonos 6 e 7, numerando-se os carbonos sempre a partir do carbono ω.
          Apelando pro desenho de novo:
clip_image003
          E... Por hoje é só! Hahaha
          Enfim... Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouco na compreensão do que são os benditos ω-3 e ω-6 que ajudam a compor o nome do nosso blog e sobre os quais tanto vamos falar nos próximos dias. Agora que vocês já sabem bioquimicamente do que estamos falando, acredito que a compreensão dos malefícios e benefícios proporcionados por essas substâncias no organismo humano ficará facilitada.
          Espero que nossa recente amizade não tenha sido abalada devido ao post de hoje. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato com a gente pelo e-mail bioquimicadocolesterol92@gmail.com ou deixe um comentário em qualquer uma das postagens.
          No mais, queridos, até nossa próxima conversa. Farei o possível pra ser mais agradável.
          Beijo do bendito fruto! =**

Referências: Marzzoco, Anita: Bioquímica básica/ Anita Marzocco, Bayardo Torres.- 3 ed.: Guanabara koogan, 2007

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol