Membrana & Colesterol



Para entender porque o colesterol pode ser tão prejudicial a saúde devemos primeiro saber onde ele está presente no nosso corpo e pra que ele serve. Basicamente o colesterol compõem a membrana plasmática juntamente com fosfolipídios e proteínas, na figura o colesterol está representado pelo número 8, ele fornece uma certa rigidez a membrana, que até certo ponto ajuda para a membrana manter sua forma, o colesterol consegue fornecer essa rigidez porque possuí uma longa cadeia hidrofóbica que se liga a parte hidrofóbica dos fosfolipídios. No vídeo a seguir podemos observar algumas características básicas da membrana:



Como foi mostrado no vídeo acima podemos ver que as proteínas são móveis na membrana, o que em alguns casos pode ser prejudicial para o funcionamento do ser vivo, logo a célula criou um mecanismo para fixar algumas proteínas que precisam permanecer juntas ou pelo menos próximas, esse mecanismo é chamado de "lipid raft" que pode ser comparada a uma plataforma de petróleo, fixa no oceano, onde nessa plataforma os lipídios de membrana têm uma cadeia hidrofóbica mais longa e nessa região há um maior número de moléculas de colesterol, um dos fatores que ajudam a manter a estrutura da plataforma, para impedir o movimento da plataforma em si, ela se liga ao citoesqueleto da célula, fixando a plataforma em uma determinada região, mas também podem existir plataformas com movimento horizontal.



No vídeo a seguir podemos ver as plataformas em roxo, algumas fixas ao citoesqueleto e outros não:


Referências: NELSON, D. L. e COX, M. M. (2000) Lehninger: Principles of Biochemistry, 3a edição. Worth Publishers, Nova Iorque, E.U.A.
ALBERTS, Bruce et al. Molecular biology of The Cell. 4a edição Nova Iorque GARLAND SCIENCE, 2002


0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol