Para entender porque o colesterol pode ser tão prejudicial a saúde devemos primeiro saber onde ele está presente no nosso corpo e pra que ele serve. Basicamente o colesterol compõem a membrana plasmática juntamente com fosfolipídios e proteínas, na figura o colesterol está representado pelo número 8, ele fornece uma certa rigidez a membrana, que até certo ponto ajuda para a membrana manter sua forma, o colesterol consegue fornecer essa rigidez porque possuí uma longa cadeia hidrofóbica que se liga a parte hidrofóbica dos fosfolipídios. No vídeo a seguir podemos observar algumas características básicas da membrana:
Como foi mostrado no vídeo acima podemos ver que as proteínas são móveis na membrana, o que em alguns casos pode ser prejudicial para o funcionamento do ser vivo, logo a célula criou um mecanismo para fixar algumas proteínas que precisam permanecer juntas ou pelo menos próximas, esse mecanismo é chamado de "lipid raft" que pode ser comparada a uma plataforma de petróleo, fixa no oceano, onde nessa plataforma os lipídios de membrana têm uma cadeia hidrofóbica mais longa e nessa região há um maior número de moléculas de colesterol, um dos fatores que ajudam a manter a estrutura da plataforma, para impedir o movimento da plataforma em si, ela se liga ao citoesqueleto da célula, fixando a plataforma em uma determinada região, mas também podem existir plataformas com movimento horizontal.
No vídeo a seguir podemos ver as plataformas em roxo, algumas fixas ao citoesqueleto e outros não:
Referências: NELSON, D. L. e COX, M. M. (2000) Lehninger: Principles of Biochemistry, 3a edição. Worth Publishers, Nova Iorque, E.U.A.
ALBERTS, Bruce et al. Molecular biology of The Cell. 4a edição Nova Iorque GARLAND SCIENCE, 2002
0 comentários:
Postar um comentário