é bom ou bOOmM: Gordura Trans

          A arma: Gordura Trans
image
          E ai, já ouviu falar dela ?
clip_image002
          Bom galera, na luta da evolução da industria alimentícia para conservar os alimentos o maior tempo possível antes de consumir, a gordura trans foi criada. Sabe por quê ? Inventada para deixar os alimentos mais saborosos e conservados, além de dar crocância e consistência aos alimentos. Porém, nem sempre o que é gostoso sempre é saudável a longo prazo (haha, não pensem em coisas pornográficas). A gordura trans tornou-se uma das maiores vilãs das dietas atuais e, também, contribuinte de várias doenças e complicações: Aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL-colesterol, Redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol, Obesidade, Diabetes, Arteriosclerose, etc.
         
          Antes, “gordura (graxas)” é um nome popular/genérico dado a uma classe de lipídeos. Existem gorduras saturadas( predominante de origem animal) e insaturadas(predominante de origem vegetal). E, ainda, as Cis ou Trans (divisões da insaturada).
         
          Agora vamos ver os conceitos na íntegra antes de continuar a formulação da discussão de Gordura Trans:
        
          O termo lipídios (do grego lipos, “gordura”), nomeia essencialmente todas as substâncias gordurosas animais ou vegetais. Os lipídios são insolúveis em água,mas emulsionáveis nela, e solúveis em solventes orgânicos (apolares). São pouco consistentes, sendo alguns líquidos. Dentro da classificação de tipos de lipídios estão os Glicérideos (óleos e gorduras). Estes são ésteres de glicerol com ácidos graxos (ác. Carboxílico de cadeia longa).
clip_image004
          Os óleos e gorduras (animais/vegetais) são misturas de glicérides. Uma classificação de grande importância prática é a que divide os glicerídios em:
_Óleos: quando são líquidos em condições ambientes
_Gorduras: quando são sólidos em condições ambientes
          Do ponto de vista químico, verifica-se que os óleos são formados, principalmente, por ésteres de ácidos graxos insaturados, enquanto as gorduras são formadas por ésteres de ácidos graxos saturados.
          Exemplos de ácidos graxos:
clip_image006
         
          A formulação da Gordura Trans é feita pela indústria através de uma reação química chamada Hidrogenação catalítica, que ataca as duplas ligações da insaturação de ácidos graxos transformando-as em simples ligação pela adição de 1 mol de hidrogênio(H2) à cada 1 mol de insaturação. Em suma, os óleos líquidos são atacados por hidrogênios, saturando as ligações, transformando-se em gorduras sólidas (Gordura trans é obitda a partir de óleos que possuiam a configuração inicial Cis)
clip_image008
        
           Mas até agora por que a Gordura Trans é malvadinha, hein ?
         
          A hidrogenação catalítica transforma óleos vegetais saudáveis como os de soja, girassol, milho e canola, em um tipo de gordura sólida. Essa gordura trans não é reconhecida pelo organismo (os organismos essencialmente trabalham com compostos Cis) e nem metabolizado(degradada e transformada em energia). Assim, circula praticamente “inteira” e em blocos na corrente sanguínea entupindo as artérias do organismo(arteriosclerose). A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados (confesso, eu como é um pacote inteiro de bolachas por vez… 4 bolachas nem dá pra sujar os dentes =D ).
Fique por dentro de Obesidade e Diabetes acessando o Blog de outros colegas:
No mais, do lado esquerdo-inferior deste nosso Blog tem varios links para acesso a variados tipos de Blogs, acessem que irão gostar leitores.
          Té + \o/ 
          Jean Carlos Dotto – Med 92-UnB
            Fontes: Química orgânica - Feltre

1 comentários:

Penelope Penteados disse...

Demorei pra entender algumas coisas mas gostei muito do conteúdo. Em nossa página também falamos sobre gordura trans, de um modo menos científico porém sempre pautado por pesquisas. Passe por lá depois.

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol