Oie Ômega-3…

clip_image002
         Continuando a luta do nosso ensandecido grupo pelo esclarecimento a respeito dos mitos que envolvem o universo calórico de alguns lipídeos, ou seja alguns óleos e gorduras , a intenção agora é de apresentar um famoso componente do nosso organismo, o ômega-3.
         Na realidade, quando se fala em ômega-3 não se fica restrito a apenas uma substância, esse termo refere-se a vários ácidos graxos importantes tanto para a composição quanto para o funcionamento do organismo. Estes óleos, como também podem ser chamados, são classificados como essenciais, pois não são produzidos pelo nosso organismo e necessitam ser adquiridos através da dieta. Dentre eles temos o ácido alfa-linolénico (ALA) encontrado em alimentos de origem vegetal, como as sementes de linhaça ou seu óleo, e também os ácidos ecosapentanóico (EPA) e decosahexanóico(DHA), encontrados predominantemente em peixes como salmão, sardinha e truta.
clip_image004
         Tais óleos contribuem muito para o bom funcionamento do coração à medida que melhoram o fluxo sanguíneo. Ele pode ser visto como uma verdadeira babá do coração, pois reduz o risco de infarto, além de vários outros problemas.
         Estudos que acompanharam esquimós que vivem na Groelândia e em algumas comunidades japonesas observaram que apesar da sua dieta extremamente rica em alimentos gordurosos, os níveis de triglicérides, colesterol total e LDL (o famoso colesterol ruim) eram baixos, enquanto de HDL (colesterol bom) eram altos. Não é incrível? A explicação para isso esta exatamente na dieta rica em óleos ômega-3, presente em peixes de aguas frias e profundas, além de outros frutos do mar. Espertinhos esses esquimós, não?
clip_image005
         Esse fenômeno dos esquimós acontece porque o nosso, já querido óleo, é capaz de diminuir a viscosidade do sangue e promover a dilatação dos vasos sanguíneos o que acaba criando uma discreta redução da pressão sanguínea. Além disso, ele é capaz de reduzir a quantidade de triglicérides no sangue, reduzindo as chances de deposição de gordura na parede dos vasos, consequentemente reduzindo o risco de Aterosclerose.
         Entretanto, não basta se entupir de peixe e de sementes, ou viver bebendo óleo para alcançar um estagio de vida mais saudável. O ômega-3 possui muitos efeitos benéficos e parece realmente fazer milagres. Realmente “parece”! Nossos esforçados esquimós não fazem tais loucuras. Os benefícios atribuídos ao óleo dos peixes que eles ingerem e aos frutos do mar são visíveis quando associados a hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e prática de exercícios. Entenda como é dura a rotina de alguém que vive na Groelândia:
         Os benefícios para o sistema cardiovascular não são os únicos trazidos por esse óleo. Ele também é constituinte de aproximadamente 20% da estrutura cerebral, além de estar presente em nervos, na retina e ainda atua no controle de reações inflamatórias. Os aspectos relacionados ao sistema nervoso estão levando muitos cientistas a buscarem evidencias que relacionam o consumo insuficiente de ômega-3 ao aparecimento de doenças como o mal de Alzheimer e Parkinson. Mas isso é assunto para outro post.
         Espero que tenham gostado e obrigado pela visita!

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol