Ômega 3 e o Câncer

     Trabalhos in vitro demonstraram que ácidos graxos poliinsaturados têm ação contra o câncer, atuando em diversas áreas como na carcinogênese, no crescimento dos tumores, na radioterapia e na quimioterapia. Como vimos anteriormente, os ácidos graxos do grupo ômega 3 podem ser poliinsaturados.
     As prostaglandinas de série 3, que são de origem dos eicosapentaenoico, são sinalizadores celulares de efeito inflamatório e proliferativo menores do que as prostaglandinas de série 2 produzidas a partir de docosahexaenoico, fato que faz com que essas prostaglandinas sejam menos favoráveis para o crescimento do tumor.
     Os ácidos graxos ômega 3 quando incorporados podem inibir a produção de uma enzima (COX 2) responsável pela produção da resposta inflamatória, inibe também a produção de eicosanoides a partir do ácido araquidônico, esses eicosanoides foram correlacionados de forma positiva com o câncer, tendo seus níveis maiores em células tumorais. Foi evidenciado também que os derivados do ácido araquidônico estimulam a mitose enquanto os ômega 3 inibem o crescimento das células tumorais.


    Em células tumorais o fator nuclear NFkB está ativo fazendo com que a apoptose seja inibida, entretanto uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 podem restaurar o funcionamento do mecanismo de apoptose. Outro fator que mede o quão forte é um tumor é a vascularização desse tumor que é produzida pela angiogênese, os ômega 3 tem a capacidade de inibir a angiogênese por vários mecanismos que incluem a alteração nas prostaglandinas produzidas e também pela inibição da proteína cinase C.


     O fator de necrose tumoral (TNF) tem participação no processo inflamatório, e a administração de ômega 3 na dieta, faz com que células mononucleadas diminuam a produção do TNF, tendo efeito anti-inflamatório. O ômega 3 também aumenta a eficiência da radioterapia e de alguns quimioterâpicos, o ômega 3 induz a diferenciação celular de alguns tumores, como por exemplo o de mama, e células diferenciadas não se multiplicam, inibindo o crescimento do tumor.
     O uso de suplementação de pacientes oncológicos com ômega 3 é hoje em dia indicada por seus inumeros benefícios e por até hoje não terem relatos de efeitos colaterais.


Revista Brasileira de Cancerologia 2009; 55(3): 279-287

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol